26 de outubro de 2009

As Cinco Linguagens do Amor

O texto a seguir não é meu, mas resolvi postar pois achei muito interessante...
Você já ouviu falar das Cinco linguagens do amor? Existem muitos livros hoje em dia que foram escritos por pessoas de Deus com o objetivo de ajudar as famílias. As Cinco Linguagens do Amor é um deles. O autor deste livro identificou que todas as pessoas possuem uma forma específica de amar e se sentirem amadas. Quando você descobre como seus pais, irmãos, tios, avós, se sentem mais amados e a forma como eles demonstram que te amam, fica bem mais fácil perceber as diferenças, de reconhecer o amor dos outros e de demonstrar todo o seu carinho da forma que as pessoas gostariam de receber.
As Cinco Linguagens do Amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. Que tal conhecer um pouco sobre elas:



TOQUE FÍSICO: O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.


TEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Por exemplo, o tempo que vocês se dedicam à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.




ATOS DE SERVIÇO: Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.



PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está se demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentirem importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.



PRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.


O livro do qual o texto acima foi extraído, traz um pequeno teste para que você reconheça qual é a sua linguagem. Transcrevi pra cá, caso alguém se interesse em fazê-lo:

Reconhecendo a sua “Linguagem do Amor”

Nos grupos abaixo avalie cada frase de 1 a 5 de acordo com o que poderia fazer você se sentir mais apreciado e amado pelo seu colega. O número 5 representa o que você mais apreciaria, o número 1 representa o que você menos apreciaria em cada grupo (Nenhum grupo individual pode ter o mesmo número repetido duas vezes).

GRUPO 1
A. Seu colega diz: Você realmente fez um ótimo trabalho. Parabéns!
B. Seu colega, inesperadamente, faz alguma coisa no escritório que você aprecia.
C. Seu colega traz pra você um presente surpresa da loja.
D. Seu colega te convida para uma caminhada, apenas para conversar.
E. Seu colega faz um esforço apenas para te dar um abraço antes de deixar o campus.

GRUPO 2
A. Seu colega te diz o quanto ele te aprecia.
B. Seu colega faz uma tarefa chata que você deveria fazerm e te encoraja a descansar.
C. Seu colega traz para você uma guloseima especial da padaria.
D. Seu colega te convida para sentar e conversar sobre o seu dia.
E. Seu colega gosta de receber um abraço seu quando você está apenas passando por ele no campus.

GRUPO 3
A. Durante uma festa seu colega compartilha com as pessoas presentes sobre um recente sucesso seu.
B. Seu colega leva o seu carro para o lava-jato.
C. Seu colega surpreende você com um presente inesperado.
D. Seu colega te chama para dar um passeio à tarde.
E. Seu colega anda de braço dado com você quando vocês estão passeando no shopping.

GRUPO 4
A. Seu colega te elogia por causa de uma de suas qualidades especiais.
B. Seu colega prepara um lanche e leva para você no campus.
C. Seu colega que tem sustento completo paga academia (ou cursinho) para você por 2 meses.
D. Seu colega planeja uma saída legal para vocês.
E. Seu colega te dá uma carona, e te poupa de ter que pegar aquele ônibus lotado, que só a graça!

GRUPO 5
A. Seu colega te diz o quanto seus amigos te apreciam.
B. Seu colega preenche pra você esse relatório complicado que você odeia fazer.
C. Seu colega manda entregar na sua casa um presente surpresa.
D. Seu colega convida você para almoçar, te leva para o seu restaurante favorito e paga a conta.
E. Seu colega faz uma massagem nos seus ombros.

Transfira seus pontos dos grupos de perguntas para o quadro abaixo:

GRUPO 1 A: B: C: D: E:
GRUPO 2 A: B: C: D: E:
GRUPO 3 A: B: C: D: E:
GRUPO 4 A: B: C: D: E:
GRUPO 5 A: B: C: D: E:


Faça a somatória de cada letra.

A-Palavras de encorajamento B- Atos de serviço C- Presentes D- Tempo de qualidade E- Toque

13 de outubro de 2009

B612




Canção mínima


No mistério do sem-fim
equilíbra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim.
E, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta.

Cecília Meireles
Li a Canção Mínima no blog da Rita e fiz uma associação com o asteróide B612 do Pequeno Príncipe ( achei fofinho demais). Todas as vezes que leio, o asteróide vem claramente na minha mente. Será que Cecília pensou nisso quando escreveu? Fico pensando essas coisas de vez em quando...
Já que estamos na semana das crianças, nada melhor do que uma poesia leve e repleta de imagens!

6 de outubro de 2009

T A X I T R A M A S


Quem melhor do que um taxista para observar o cotidiano? Assim é o livro TAXITRAMAS, do taxicronista Mauro Castro. Encontrei o seu blog (que leva o mesmo nome do livro) numa busca pela internet e fiquei impressionada com a grandiosidade das suas crônicas. Tive a maravilhosa oportunidade de adquirir um exemplar autografado e caricaturado - sim, ele também desenha!- fato esse que só veio comprovar o talento deste grande artista.A leitura do livro flui muito rápida e terminei de ler em poucos menos de uma hora.Além de circular entre bandeiras 1 e 2, ele tem um espaço merecido no jornal Diário Gaúcho, onde atua como colaborador.Para quem interessar, entre em contato com o Mauro via e-mail. Essa leitura é imperdível e muito saborosa!A seguir, uma entrevista dada por ele a um jornal local do RS:


2 de outubro de 2009

"Que emocionante é uma partida de futebol"



Tá, futebol nunca foi o meu forte... Costumo assistir e torcer bastante quando é época de Copa e fora isso, só quando o Corinthians joga e olhe lá! Mesmo assim, sempre tive vontade de ver um jogo em um estádio pra sentir a emoção de ver uma partida ao vivo. No começo desta semana, fui até o Frasqueirão, estádio do ABC aqui em Natal, para assistir a partida ABC x Atlético de Goiás.Segue algumas notas de uma observadora:
1- O jogo foi complicado, sofrido do começo ao fim, mas o ABC ganhou de 2x1 e subiu pra 15° (dei sorte por time, haha);
2-A relação de amor x ódio da torcida com os jogadores é hilária... Enquanto não fazem gol, são xingados entre cobras e lagartos; se fazem gol, sou ABC até morrer... Vai entender, né?
3- O juíz roubou do começo ao fim e foi xingado a lot ( o coitado era gaúcho, imaginem os insultos da galera, hehe);
4- Por um milagre dos céus o bandeirão (aquela coisa linda de se ver apenas na TV) não compareceu a partida ( falam as más línguas que ele fede quando não lava e se lava ainda é pior :S) Imagine-se embaixo daquele trem, após um gol daqueles e você ter que esperar ele subir de novo pra continuar vendo o jogo?;
5- A melhor hora é a do gol, não tem jeito, você é levado pela massa! Quando dei por mim, estava eu gritando apaixonadamente, pulando e gritando;

6- As reações dos torcedores fanáticos são fenomenais: vi homem barbado chorar feito menino e vi menino xingar o juíz feito homem barbado;

Percebam que a minha competência para crônicas é precária, mas de lista eu entendo!Comunico aos diletos leitores que sempre que possível repetirei a experiência vivenciada por mim no começo da semana. Que venham os próximos jogos no Frasqueirão, haha! A letra do Skank expressa brilhantemente o que não consegui transpor em palavras no atual post:

Partida De Futebol
Skank

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda, é uma partida de futebol

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar

A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol

O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?
O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol !



Ao som de Gabriella Cilmi

Good People (Spoiller Alert!), de David Foster Wallace

Leia o texto a seguir e somente após ter feito isso, volte e leia a análise: GOOD PEOPLE Two young Christians and an unwanted pregna...

•top sabores•