10 de novembro de 2012

O Meme Literário de um Mês - Dias 12, 13 e 14

Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.


Esse detalhe não define a minha escolha pelo livro, mas com certeza o tipo de narrador influencia na história e isso pode envolvê-lo diretamente nela ou não. Isso nem é novidade, pois estudamos na escola durante as aulas de redação que o narrador em 3ª pessoa é o chamado "observador" e ele é alguém que conta a história de fora, como se tivesse uma câmera na mão e os fatos vão se desenrolando ali. Já o em 1ª pessoa participa diretamente da história, é mais conhecido como narrador-personagem. Tendo em vista as diferenciações, dá para deduzir que o primeiro não se envolve tanto na história quanto o segundo, que vive a mesma.




Cite um trecho de um livro que você gosta.

A LÉON WERTH
Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande.
Tenho uma desculpa séria : essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo.
Tenho uma outra desculpa : essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança.
Tenho ainda uma terceira : essa pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todas essas desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi.
Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. (Mas poucas se lembram disso).
Corrijo, portanto, a dedicatória:
A LÉON WERTH
QUANDO ELE ERA PEQUENINO

Leia o texto integral aqui .


Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.




Ultimamente nenhuma biblioteca,mas quando vou geralmente é a da universidade e saio de lá com o limite permitido que se não me falha a memória são 4 livros.


Nenhum comentário:

21 dias com Elizabeth Elliot: Nada é meu (19)

 "If we hold tightly to anything given to us unwilling to allow it to be used as the Giver means it to be used we stunt the growth of...

•top sabores•