3° Mito: "Escrever é uma questão que se resolve com algumas 'dicas' "
As pessoas se iludem com a ideia de que alguns "macetes" de última hora tem o poder de resolver problemas com a produção de textos, principalmente quando elas se submeterão a concursos nos quais precisarão mostrar uma boa desenvoltura na escrita a curto prazo. Esse fator enriquece donos de escola e de cursinhos atualmente.
Muitos professores oferecem em suas aulas, verdadeiros protótipos de textos, repletos de" fórmulas pré-fabricadas e de 'dicas' isoladas ( que apenas contribuem) para a montagem de um texto defeituoso, truncado, artificial, em que a voz do autor se anula para dar lugar a clichês, chavões, frases feitas e pensamentos alheios". Quantos de nós não fomos educados assim ao longo da experiência escolar?
A autoria é resultante das nossas marcas e das características que o gênero e a língua nos permite. Nas postagens anteriores vimos que para escrever um bom texto é necessário muita prática, reflexão e leitura. Nesse sentido, o processo de escrita é algo que nos envolve por completo, abarcando os nossos "conhecimentos e experiências sobre o mundo e sobre a linguagem". Sendo assim, derrubamos a possibilidade de esquemas prévios ou formas que substituam o processo. Se é o indivíduo que dita o andamento do texto, conclui-se que o mesmo é imprevisível!!!
Lembrete: uma produção textual por mês, exercícios esporádicos de pequenos trecos não formam um bom escritor. Escreva sempre, todos os dias, sobre diversos assuntos, com objetivos variados.
As famosas "dicas" só terão um resultado satisfatório, se forem " forneceidas a partir das dificuldades reais vivenciadas na produção de textos". Se isoladas de um exercício intenso, em nada ajudam!
Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Obs.: Recomendo o post de hoje do blog do Pablo sobre o acordo ortográfico. Achei interessantíssimo um jogo que ele propõe para tirar as nossas dúvidas. =)
Comentários
E como é difícil!
E curiosamente, lembrei-me das perguntas que muitos fazem: Como começo, professora? E agora, o que ponho como argumento? Como concluo? rs
Parece brincadeira, não é?
Ennquanto os professores não se conscientizarem de que redação é criação, será difícil mudar a visão que os jovens tem do ato de redigir, o que é uma pena, porque sei que eles têm as suas ideias. Como expressá-las da forma deles é o professor quem deve orientar. E corretamente.
Nossa! Empolguei-me! rs :)
É que gostei muito! xD
Parabéns!
Beijoscas! :**
Gostei! Parabéns!
Ele está saborosíssimo! ;)
Ah! Obrigada pela dica do blog do Pablo, verei.
Beijo!
Rita, adoro seus comentários aqui, haha! Mas é assim mesmo, se os professores orientasem melhor os alunos nesse sentido, muitos dos problemas que citei aqui seriam resolvidos.
Obrigada pelos elogios quanto ao blog ^^
Bjos
Às vezes me pergunto por que conplicamos tanto!
Um beijo
Parábéns, pois são textos bons de ler e úteis!
Bjoks