26 de outubro de 2009

As Cinco Linguagens do Amor

O texto a seguir não é meu, mas resolvi postar pois achei muito interessante...
Você já ouviu falar das Cinco linguagens do amor? Existem muitos livros hoje em dia que foram escritos por pessoas de Deus com o objetivo de ajudar as famílias. As Cinco Linguagens do Amor é um deles. O autor deste livro identificou que todas as pessoas possuem uma forma específica de amar e se sentirem amadas. Quando você descobre como seus pais, irmãos, tios, avós, se sentem mais amados e a forma como eles demonstram que te amam, fica bem mais fácil perceber as diferenças, de reconhecer o amor dos outros e de demonstrar todo o seu carinho da forma que as pessoas gostariam de receber.
As Cinco Linguagens do Amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. Que tal conhecer um pouco sobre elas:



TOQUE FÍSICO: O toque físico é uma das formas mais fáceis de perceber o amor. Você abraça quem é importante para você? Você gosta de andar de mãos dadas com aqueles que você ama? Você fica feliz ao ver receber um carinho na cabeça, nos cabelos ou nas mãos? Geralmente esta é uma das primeiras formas de comunicar amor que aprendemos. Você já reparou que as crianças amam dar beijos e abraços? Ao fazer isso elas estão dizendo que amam mesmo sem falar nenhuma palavra. Se você respondeu sim às perguntas acima, provavelmente esta é a sua primeira linguagem: a forma como você demonstra que ama e como gosta que as pessoas demonstrem que te amam. Pare e pense: você conhece alguém que sempre procura te abraçar, que conversa encostando, tocando em você? Se a resposta é sim, provavelmente esta é a forma que essa pessoa está dizendo que você é importante para ela, mesmo que ela nunca use as palavras para isso.


TEMPO DE QUALIDADE: O tempo de qualidade significa o tempo que você dedica exclusivamente a alguém, sem ter outras distrações por perto. Por exemplo, o tempo que vocês se dedicam à conversa, a assistir um filme juntos, a ver fotografias, a tomar um café, etc. Se você se sente importante, amado, quando alguém abre mão de fazer outra coisa simplesmente para passar tempo com você, provavelmente essa é a sua primeira linguagem. Ao mesmo tempo, se alguém exige sempre a sua presença, e de forma até exclusiva, essa é a principal forma que essa pessoa encontrou para dizer que te ama. Na Bíblia podemos achar um exemplo de alguém que tinha essa como primeira linguagem. Maria, irmã de Madalena, amava ficar aos pés de Jesus. O prazer dela estava em simplesmente ficar ali. Era dessa forma que ela dizia ao Mestre que o amava.




ATOS DE SERVIÇO: Sabe aquelas pessoas que se empenham em fazer tudo para agradar? Que chegam a sua casa e lavam a louça, se alegram em ajudar a arrumar o armário e sempre estão prontas a oferecer aquela mãozinha? Essas são as pessoas que têm como primeira linguagem de amor atos de serviço. Ou seja, para elas, o amor está relacionado ao fazer. Há um bom exemplo sobre isso na Bíblia. Você se lembra de Marta, irmã de Maria e Lázaro? Ao saber que Jesus se aproximava, ela sempre se preparava para servi-lo. Fazia comida, organizava a casa e estava sempre envolvida com alguma atividade. Essa é uma linguagem muito bonita, porém é preciso compreender que as pessoas devem amar e ser amadas não pelo que elas fazem, mas sim por quem elas são.



PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Muitas pessoas precisam ouvir que são importantes, que são lindas, que são inteligentes, que são competentes e divertidas. Isso significa palavras de afirmação, ou seja, a manifestação verbal de sentimentos. Da mesma forma, existem pessoas que sentem a necessidade de dizer sempre o quanto amam seus amigos, o quanto eles são importantes, o quanto são legais. Ao fazer isso, está se demonstrando que palavras de afirmação é a forma de comunicar seu amor. E existem pessoas que precisam dessas palavras para se sentirem importantes. Para elas não basta alguém passar tempo, dar presentes ou abraços, elas precisam ouvir o que os outros pensam. Se este é o seu caso, palavras de afirmação provavelmente é a sua primeira linguagem.



PRESENTES: Quem gosta de ganhar presentes? Todo mundo. Quem gosta de dar presentes? Nem todos. Presentes é uma linguagem peculiar e não está necessariamente ligada ao valor. Por exemplo, muitas crianças fazem desenhos lindos para os pais, irmãos e tios. Para elas, esses papéis coloridos são preciosos presentes, uma forma de dizer que amam e se importam. Muitas meninas adoram gastar tempo pensando em coisas criativas para presentear: surpresas, cartazes, fotografias, entre outras coisas. Se você é do tipo que sempre que viaja pensa em trazer lembranças para seus amigos, que nunca se esquece de comprar um presente nos aniversários, e que até mesmo se desaponta quando as pessoas se esquecem de te presentear, provavelmente esta é a sua linguagem.


O livro do qual o texto acima foi extraído, traz um pequeno teste para que você reconheça qual é a sua linguagem. Transcrevi pra cá, caso alguém se interesse em fazê-lo:

Reconhecendo a sua “Linguagem do Amor”

Nos grupos abaixo avalie cada frase de 1 a 5 de acordo com o que poderia fazer você se sentir mais apreciado e amado pelo seu colega. O número 5 representa o que você mais apreciaria, o número 1 representa o que você menos apreciaria em cada grupo (Nenhum grupo individual pode ter o mesmo número repetido duas vezes).

GRUPO 1
A. Seu colega diz: Você realmente fez um ótimo trabalho. Parabéns!
B. Seu colega, inesperadamente, faz alguma coisa no escritório que você aprecia.
C. Seu colega traz pra você um presente surpresa da loja.
D. Seu colega te convida para uma caminhada, apenas para conversar.
E. Seu colega faz um esforço apenas para te dar um abraço antes de deixar o campus.

GRUPO 2
A. Seu colega te diz o quanto ele te aprecia.
B. Seu colega faz uma tarefa chata que você deveria fazerm e te encoraja a descansar.
C. Seu colega traz para você uma guloseima especial da padaria.
D. Seu colega te convida para sentar e conversar sobre o seu dia.
E. Seu colega gosta de receber um abraço seu quando você está apenas passando por ele no campus.

GRUPO 3
A. Durante uma festa seu colega compartilha com as pessoas presentes sobre um recente sucesso seu.
B. Seu colega leva o seu carro para o lava-jato.
C. Seu colega surpreende você com um presente inesperado.
D. Seu colega te chama para dar um passeio à tarde.
E. Seu colega anda de braço dado com você quando vocês estão passeando no shopping.

GRUPO 4
A. Seu colega te elogia por causa de uma de suas qualidades especiais.
B. Seu colega prepara um lanche e leva para você no campus.
C. Seu colega que tem sustento completo paga academia (ou cursinho) para você por 2 meses.
D. Seu colega planeja uma saída legal para vocês.
E. Seu colega te dá uma carona, e te poupa de ter que pegar aquele ônibus lotado, que só a graça!

GRUPO 5
A. Seu colega te diz o quanto seus amigos te apreciam.
B. Seu colega preenche pra você esse relatório complicado que você odeia fazer.
C. Seu colega manda entregar na sua casa um presente surpresa.
D. Seu colega convida você para almoçar, te leva para o seu restaurante favorito e paga a conta.
E. Seu colega faz uma massagem nos seus ombros.

Transfira seus pontos dos grupos de perguntas para o quadro abaixo:

GRUPO 1 A: B: C: D: E:
GRUPO 2 A: B: C: D: E:
GRUPO 3 A: B: C: D: E:
GRUPO 4 A: B: C: D: E:
GRUPO 5 A: B: C: D: E:


Faça a somatória de cada letra.

A-Palavras de encorajamento B- Atos de serviço C- Presentes D- Tempo de qualidade E- Toque

10 comentários:

Anne disse...

Obrigada Debbie, eu queria mesmo saber quais eram as 5 linguagens, mas não tenho o livro.

Rita disse...

Gostei muito, Debby. xD

Conheço pessoas que têm imensa dificuldade em expressar seu afeto. E li um texto, um dia, que dizia que existem pessoas que não sabem demonstrar o quanto amam, mas nem por isso deixam de amar com tudo o que podem.
Achei tão bonito isso...
Agora cabe a nós ter a sensibilidade de perceber como as pessoas estão nos dizendo o quanto nos amam. E da mesma forma, se estamos sabendo dizer que as amamos com tudo que podemos.

Lembrei-me disso lendo seu post.

Beijo! =*

Nathi disse...

Ameii!!!

Parabéns pela iniciativa de dividir isso com a gente, muuito legal!

Acho que eu tenho um pouquinho de todos, mas não descobri em qual me encaixo melhor!

E você?

Beijoo Ps:Obrigada por suas visitas, amo te encontrar lá!

GABRIEL, gustavo disse...

Eu toco bastante as pessoas.

Chego a encher o saco.
xD

ps.: tem selo pra você no blog. ^^

Mauro Castro disse...

Passando para por a leitura em dia,Debby. Nada como um sábado chuvoso...
Há braços!!

Nathi disse...

Imitando o Gustavo aí em cima:
Tem selo pra vc no meu blog também, é que quando você merece, merece em dobro!!!

beijooo

André Neves disse...

Debora, obrigado por sua visita.
É bom compartilhar palavras com quem sabe saborea-las. Alguamas são deliciosas. Sim, o teatro e lindo e deixou sensações que não sei explicar. Você pode sentir isso em breve. Acompanhe o grupo. Eles são de Natal. Depois me mantenha informado. Quero ter notícias. Sempre.
Abraços

LoreLovestheLordandDebba disse...

Palabras de afirmação xD e o ultimo eh Presentes hehue.. e o seu Debbaaaa?? =*

Debby disse...

Lorinha, a minha 1ª é tempo de qualidade! =)

Wania disse...

Fui fazer uma pesquisa sobre as cinco linguagens de amor e achei o seu blog la, rss A minha tambem é tempo de qualidade. Bjos com saudades Debora.

Good People (Spoiller Alert!), de David Foster Wallace

Leia o texto a seguir e somente após ter feito isso, volte e leia a análise: GOOD PEOPLE Two young Christians and an unwanted pregna...

•top sabores•