4 de outubro de 2008

Por uma educação saborosa... E por que não?



-->

A escola é supostamente o lugar dos saberes...Será mesmo? A relação ensino-aprendizagem é a questão mais discutida no meio acadêmico, pois existem aqueles que almejam um ensino saboroso. Eu me enquadraria nesse meio, até por que durante minha vida escolar senti aquela incomoda sensação: para que serve isso na minha vida?Essas coisas passavam pela minha cabeça até mesmo nas aulas de língua portuguesa, quando me vi diante de regras infinitas e inatingíveis. Acredito que haverá ensino-aprendizagem eficiente a partir do momento em que o professor se colocar no lugar do aluno e ver se a aula que está preparando seria saborosa aos seus olhos. A partir dessa reflexão, as mudanças seriam válidas e a parte interessada, o aluno, sentiria prazer no ensino e perceberia o sentido prático do que aprendeu na escola.
A educação deveria ter o primeiro lugar na ordem de prioridades do governo. Ela é a chave para a solução de muitos problemas que temos hoje. O que eu tenho a ver com isso? Tudo! Acredito que ser professor é assumir um compromisso com a sociedade. Pode até parecer jargão, mas sempre me voltarei aos tempos de escola que servem como parâmetros para o meu futuro. Pretendo plantar nos terrenos que encontrar, a mesma semente que foi plantada pela minha professora de literatura-infantil: o prazer da leitura! Sim, o prazer e não somente a leitura. Se eu conseguir formar leitores críticos, capazes de opinar, tal qual uma pessoa que saboreia uma sobremesa e aprova, estarei satisfeita!

3 comentários:

david santos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Migalha disse...

Se eu conseguir formar pessoas que critiquem e pensem sobre os o que fizemos no tempo, penso que eu formaria uma militância (e uma penca de aprendentes pensantes).

Ah, que prazer...










(me achou, hein, minha professorinha de literatura ;)

Mimi disse...

Falando em regras, ce já está familiarizada com as mudancas da Reforma ortográfica? Estava lendo sobre isso hj...
Debbie, posta aqui algumas críticas literárias suas x)

A Gênese da criatividade

Criatividade (Silvestre Kuhlmann) Deus é o regente de todos os sons, O troar, ribombar, os tons e semitons, O murmúrio dos rios, fa...

•top sabores•