Por uma educação saborosa... E por que não?



-->

A escola é supostamente o lugar dos saberes...Será mesmo? A relação ensino-aprendizagem é a questão mais discutida no meio acadêmico, pois existem aqueles que almejam um ensino saboroso. Eu me enquadraria nesse meio, até por que durante minha vida escolar senti aquela incomoda sensação: para que serve isso na minha vida?Essas coisas passavam pela minha cabeça até mesmo nas aulas de língua portuguesa, quando me vi diante de regras infinitas e inatingíveis. Acredito que haverá ensino-aprendizagem eficiente a partir do momento em que o professor se colocar no lugar do aluno e ver se a aula que está preparando seria saborosa aos seus olhos. A partir dessa reflexão, as mudanças seriam válidas e a parte interessada, o aluno, sentiria prazer no ensino e perceberia o sentido prático do que aprendeu na escola.
A educação deveria ter o primeiro lugar na ordem de prioridades do governo. Ela é a chave para a solução de muitos problemas que temos hoje. O que eu tenho a ver com isso? Tudo! Acredito que ser professor é assumir um compromisso com a sociedade. Pode até parecer jargão, mas sempre me voltarei aos tempos de escola que servem como parâmetros para o meu futuro. Pretendo plantar nos terrenos que encontrar, a mesma semente que foi plantada pela minha professora de literatura-infantil: o prazer da leitura! Sim, o prazer e não somente a leitura. Se eu conseguir formar leitores críticos, capazes de opinar, tal qual uma pessoa que saboreia uma sobremesa e aprova, estarei satisfeita!

Comentários

david santos disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
GABRIEL, gustavo disse…
Se eu conseguir formar pessoas que critiquem e pensem sobre os o que fizemos no tempo, penso que eu formaria uma militância (e uma penca de aprendentes pensantes).

Ah, que prazer...










(me achou, hein, minha professorinha de literatura ;)
Mimi disse…
Falando em regras, ce já está familiarizada com as mudancas da Reforma ortográfica? Estava lendo sobre isso hj...
Debbie, posta aqui algumas críticas literárias suas x)

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

As Cinco Linguagens do Amor