5 de junho de 2009

4° Mito: "Escrever é um ato isolado, desligado da leitura"


A leitura nos ajuda a "assimilarmos as estruturas próprias da língua escrita". Assim como na oralidade, que precisamos nos apoiar em um contexto e necessitamos do ouvinte, a comunicação escrita também tem as suas particularidades. Isso é devido ao fato da comunicação acontecer a distância,"sem o apoio do contexto e da expressão facial. Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso." Quando mantemos contato com os mais variados gêneros textuais, a nossa memória armazena modelos que facilitarão a escrita, pois passamos a ter um conhecimento efetivo dela.
Além disso, o processo de leitura envolve "tantos procedimentos intelectuais e exige tantas operações mentais", que o bom leitor acaba por adquirir uma maior agilidade de raciocínio.
Vale lembrar que a leitura é uma eficiente fonte de informação, promove a análise dos mais variados acontecimentos e torna o leitor mais crítico e menos propenso à dominação ideológica.


Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

4 comentários:

GABRIEL, gustavo disse...

Putz
com tantos argumentos, quem não quer ler mais agora?

Rita disse...

A leitura é essencial, mesmo.

Estou gostando muito de acompanhar os mitos que tem postado. =]

Beijo!

Caceres disse...

Com certeza.

Nathi disse...

Quero ler mais depois de hoje!!

Ui, " a insaciável", né?!

21 dias com Elizabeth Elliot: Nada é meu (19)

 "If we hold tightly to anything given to us unwilling to allow it to be used as the Giver means it to be used we stunt the growth of...

•top sabores•