4° Mito: "Escrever é um ato isolado, desligado da leitura"


A leitura nos ajuda a "assimilarmos as estruturas próprias da língua escrita". Assim como na oralidade, que precisamos nos apoiar em um contexto e necessitamos do ouvinte, a comunicação escrita também tem as suas particularidades. Isso é devido ao fato da comunicação acontecer a distância,"sem o apoio do contexto e da expressão facial. Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso." Quando mantemos contato com os mais variados gêneros textuais, a nossa memória armazena modelos que facilitarão a escrita, pois passamos a ter um conhecimento efetivo dela.
Além disso, o processo de leitura envolve "tantos procedimentos intelectuais e exige tantas operações mentais", que o bom leitor acaba por adquirir uma maior agilidade de raciocínio.
Vale lembrar que a leitura é uma eficiente fonte de informação, promove a análise dos mais variados acontecimentos e torna o leitor mais crítico e menos propenso à dominação ideológica.


Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Comentários

GABRIEL, gustavo disse…
Putz
com tantos argumentos, quem não quer ler mais agora?
Unknown disse…
A leitura é essencial, mesmo.

Estou gostando muito de acompanhar os mitos que tem postado. =]

Beijo!
Anônimo disse…
Com certeza.
Nathi disse…
Quero ler mais depois de hoje!!

Ui, " a insaciável", né?!

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

As Cinco Linguagens do Amor