5° Mito: "Escrever é algo desnecessário no mundo moderno"


Observando o cotidiano de cidadãos comuns, dependendo do profissão que exerce, percebe-se que muito pouco se escreve. Com a automatização, muitos problemas podem ser resolvidos com um simples telefonema. Alguns até conseguem se relacionar com a escrita através da assinatura de um cheque ou de documentos apenas.


Em contrapartida, o nosso maravilhoso mundo moderno se torna cada vez mais exigente quanto a escrita. Contraditório? Aparentemente!


As certidões, os diplomas, atestados e tantos outros documentos são fundamentais em nossas vidas." Tudo o que somos, temos, realizamos ou desejamos realizar deve estar legitimado pela palavra." A cada processo seletivo ao qual nos submetemos somos avaliados quanto a nossa habilidade com a escrita.


Até na informática, tudo é realizado através da escrita. Conviver neste meio exige um trato especial com o ato de escrever. O e-mail é um dos meios mais eficientes de transmissão de mensagens, além, é claro, de outras ferramentas que a web disponibiliza.

Mesmo sabendo que necessitamos das máquinas para nos auxiliar no cotidiano, os únicos dotados de habilidades como a de produzir textos, somos nós! A vaga no mercado de trabalho é de quem domina essa habilidade tão complexa e sofisticada que é a escrita!

Fonte: GARCEZ, L. H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Comentários

Unknown disse…
Bom noite Débora.
Estava olhando alguns blogs e achei o seu.
Ainda não sei se gosto ou não, mas com certza achei interessante.
Vou me inteirar dele amanhã, pois já estou cansado por hoje.
Mesmo assim, ainda me resta energia suficiente para dizer:
O bom das palavras terem sabores é descobrir que sabor tem a palavra 'saudade'.
Bons sonhos.
Paz
Anônimo disse…
A única coisa que me deixa preocupado é que as pessoas acabam preocupadas por escrita e leitura por essas exigências, e não porque descobrem na leitura e na escrita prazer.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Concordo com Caceres que nem todos a buscam pelo prazer.

Porém, viver sem ela é impossível, seja pelo prazer, seja pela necessidade. A palavra é mesmo essencial para tudo em nossas vidas.
=]

Beijo, Debby!
GABRIEL, gustavo disse…
Por isso:

praticar praticar praticar.

Tudo feito com prazer, não é?
;.]
Nathi disse…
Olá Moça da Escrita,
Fico feliz em ouvir você dizer que escrever bem é um item importante de desempate entre candidatos, afinal escrever bem é tão fundamental que se fosse esquecido seria uma completa negligência!

Espero conseguir escrever bem um dia!!!

Beijinhos* Nathi

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

Leves rabiscos sobre o poema Um Bem-te-vi