Sintaxe à vontade...




O teatro mágico é o teatro do nosso interior. A história que contamos todos os dias. E ainda não nos demos conta. As escolhas que fazemos em busca dos melhores atos, dos melhores sabores, das melhores melodias e dos melhores personagens que nos compõem, as peças que encenamos e aquelas que nos encerram. Nosso roteiro imaginário é a maneira improvisada de viver a vida, de sobreviver o dia, de ressaltar os tombos e relançar as idéias, o teatro nosso de cada dia
(Entrada Para Raros)


O Teatro Mágico é isso, é música, poesia, prosa, lirismo, arte e circo... Comecei a ouvir a banda por indicação de um amigo e não deu outra, foi amor ao primeiro som!A primeira música que ouvi foi Sobra tanta falta e já gostei de cara.
As músicas falam de amor, linguagem, crítica social de uma forma criativa e muito inteligente. Os jogos de palavras formam composições de forte teor metalinguístico, como no caso da música Zazulejo, cuja letra postei aqui no blog.

Tive a oportunidade de vê-los ao vivo e isso só aumentou a minha empolgação quanto ao grupo. O cenário é multicolorido, os integrantes da banda se apresentam de cara pintada e roupas de muitas cores.O show é composto por muita música, rápidas encenações, acrobacias no tecido e trapézio.


A proposta da banda, por ser independente, é a divulgação das músicas no meio virtual, através do Download dos cds de forma gratuita.Dessa forma, a magia do teatro se deixa alcançar pelas pessoas.Esse também é um dos assuntos que eles tratam na música Pena.
Para maiores informações acesse o site.
Fica aqui a sugestão para quem curte esse tipo de trabalho. Eu vos digo que vale a pena conferir! Fiz uma seleção de trechos e até de músicas inteiras que eu costumo ouvir com frequência.

Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco não
Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco
[...]
Reciclar a palavra, o telhado e o porão...
Reinventar tantas outras notas musicais...
Escrever o pretexto, o prefácio e o refrão...
Ser essência... Muito mais...
Ser essência... Muito mais...
A porta aberta, o porto acaso, o caos, o cais...
(... - TM)
Nossa casinha vazia
Parece pequena sem o teu balé
Sem teu café requentado
Soldado de chumbo não fica de pé (
A Bailarina E O Soldado De Chumbo - TM))

***

Que o teu afeto me afetou é fato ( A Fé Solúvel - TM)



O cara que catava papelão pediu
Um pingado quente, em maus lençóis, nem voz
Nem terno, nem tampouco ternura
À margem de toda rua, sem identificação, sei não
Um homem de pedra, de pó, de pé no chão
De pé na cova, sem vocação, sem convicção
( Cidadão de Papelão - TM)





Pra falar verdade, às vezes minto Tentando ser metade do inteiro que eu sinto Pra dizer as vezes que às vezes não digo Sou capaz de fazer da minha briga meu abrigo Tanto faz não satisfaz o que preciso Além do mais, quem busca nunca é indeciso Eu busquei quem sou; Você, pra mim, mostrou Que eu não sou sozinho nesse mundo.
[...]
Sou da cor, do tom, sabor e som que quiser ouvir (Cuida de Mim - TM)


De ontem em diante serei o que sou no instante agora Onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada são coisas distintas Separadas pelo canto de um galo velho Eu apóstolo contigo que não sabes do evangelho Do versículo e da profecia Quem surgiu primeiro? o antes, o outrora, a noite ou o dia? Minha vida inteira é meu dia inteiro ( De Ontem em Diante- TM)



O moço toca flauta enquanto ela lembra das virtudes Esquecidas nas cavernas de seu coração. a melodia vai Ecoando por toda parte, desde os ouvidos até o pulmão. Ela tropeça nela mesma enquanto se enternece com o som Raro daquela flauta. e a tristeza transversal que até Então lhe preenchia dá lugar a uma euforia luminosa, Assim sem razão de ser, mas já sendo.(Ecoando Notas - TM)
***
Afinidade acontece. um mesmo signo, um mesmo par de Sapatos caramelo, um mesmo livro de cabeceira. Afinidade acontece entre seres humanos. a mesma frase Dita ao mesmo tempo, o diálogo mudo dos olhares e a Certeza das semelhanças entre o que se canta e o que Se escreve. afinação acontece. um mesmo acorde, um Mesmo som, uma mesma harmonia. afinação acontece entre Instrumentos musicais. a mesma nota repetidas vezes, a Busca pela perfeição sonora e a certeza das Similaridades entre um tom acima e um tom abaixo. a Incrível mágica acontece quando os instrumentos Musicais descobrem afinidades humanas entre si no Mesmo instante em que os seres humanos descobrem Afinações musicais dentro deles mesmos.(Mais e Menos - TM)
***
Teu sorriso eu vou deixar na estante para eu ter um dia melhor ( Menina - TM)

***

"O dia mente a cor da noite E o diamante a cor dos olhos Os olhos mentem dia e noite a dor da gente" Enquanto houver você do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar [...] Metade de mim Agora é assim De um lado a poesia, o verbo, a saudade Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim E o fim é belo incerto... depende de como você vê [...] Só enquanto eu respirar Vou me lembrar de você Só enquanto eu respirar ( O Anjo Mais Velho - TM)


***
Palavra Tenho que escolher a mais bonita Para poder dizer coisas do coração Da letra e de quem lê Toda palavra escrita, rabiscada No joelho, guardanapo, chão Ponto, pula linha, travessão E a palavra vem Pequena Querendo se esconder no silêncio Querendo se fazer de oração Baixinha como a altura da intenção na insegurança Vírgula, parênteses, exclamação Ponto, pula linha, travessão E a palavra vem Vem sozinha Que a minha frase invento pra te convencer Vem sozinha Se o texto é curto, aumento pra te convencer Palavra Simples como qualquer palavra Que eu já não precise falar Simples como qualquer palavra Que de algum modo eu pude mostrar Simples como qualquer palavra Como qualquer palavra. ( Palavra - TM)





O poeta pena quando cai o pano E o pano cai Um sorriso por ingresso Falta assunto, falta acesso Talento traduzido em cédula E a cédula tronco é a cédula mãe solteira O poeta pena quando cai o pano E o pano cai Acordes em oferta, cordel em promoção A Prosa presa em papel de bala Música rara em liquidação E quando o nó cegar Deixa desatar em nós Solta a prosa presa A Luz acesa Lá se dorme um Sol em mim menor Eu sinto que sei que sou um tanto bem maior (4x) O palhaço pena quando cai o pano E o pano cai A porcentagem e o verso rifa, tarifa e refrão Talento provado em papel moeda Poesia metamorfoseada em cifrão O palhaço pena quando cai o pano E o pano cai Meu museu em obras, obras em leilão Atalhos, retalhos, sobras A matemática da arte em papel de pão E quando o nó cegar Deixa desatar em nós Solta a prosa presa A luz acesa Já se abre um sol em mim maior [Eu sinto que sei que sou um tanto bem maior] (Pena - TM)

***

Como arroz e feijão, é feita de grão em grão Nossa felicidade Como arroz e feijão A perfeita combinação Soma de duas metades Como feijão e arroz que só se encontram depois de abandonar a embalagem Mas como entender que os dois Por serem feijão e arroz Se encontram só de passagem Me jogo da panela Pra nela eu me perder Me sirvo a vontade, que vontade de te ver O dia do prato chegou é quando eu encontro você Nem me lembro o que foi diferente! Mas assim como veio acabou e quando eu penso em você Choro café e você chora leite (Pratododia - TM)

***

"Os opostos se distraem
Os dispostos se atraem"
( Realejo - TM)

***

Separô toda a minha correria Separô o joio do trigo e da padaria Separô diante de mim quando minha tristeza era parte do dia Separô Dona Beleza de Dona Maria Separô o que não restava do que já não tinha Separô diante minha palavra e se fez poesia Separô pra ouvir meu protesto, meu gesto que - incerto - talvez não faria Separô o silêncio da dor me trazendo alegria Separô pra pensar no que a gente faria se não houvesse a poesia, se não restasse farinha pro nosso pão! Iria só até o fim Daria tudo e mais um pouco de mim Separa um tanto que o outro eu te dou Separa a chuva pra continuar flor! ( Separô - TM)

***

Saboreai! ^^

Comentários

Alexandre Silva disse…
Oi Debby

Retribuindo a visita lá nas Paredes. Bom, a idéia de unir a música ao teatro, é até interessante. Mas já virou modinha como várias outras bandas afora. E eu não curto muito essas bandas que todos ouvem,sabe... tenho um bloqueio sério qto ao Teato Mágico :P
Qeum sabe qdo eles pararem de fazer sucesso eu ouço alguma coisa, hehehhe

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com
Junia disse…
Oi Debba! Também adicionei você lá nos meus favs! beijinhos
DÉBORA disse…
Tenta quebrar esse bloqueio ouvindo alguma coisa deles, Alexandre ^^
Garanto que vc não vai se arrepender!
Mas tudo é questão de gosto mesmo!
Acho até legal que eles estejam no auge, pois a forma criativa como eles lidam com alinguagem é um cala a boca para muitos preconceitos linguísticos que a gente sabe que existe!
;]
Nathi disse…
Eu recomendo totalmente, faz mais ou menos dois anos que estou vendo eles trabalharem, crescerem e mais do que tudo encantarem muito jovens com valores que realmente valem a pena viver!

Muito lindo o post e a seleção de músicas não podia ser melhor!

"Escrever o pretexto, o prefácio e o refrão...
Ser essência... Muito mais..."

é o que tenho tantado!
Beijo* da Nathi

Ps:Teve show deles por aí,foi?
DÉBORA disse…
Sim Nathy, eles tiveram aqui faz uns dois anos!Adorei o show ^^
Ei, continue firme no prpósito de escrever. Esse sentimento de que tudo que fazemos é medíocre, nos faz tentar ser melhor. Que isso te sirva de estímulo! =]


Bjoks
Anônimo disse…
Não conhecia esse grupo, obrigado por compartilhar! A seleção de imagens e o texto estão numa combinação empolgante.
Realmente teatro mágico é lindo!
sintaxe a vontade no meu ver é uma das melhores, mas todas são ótimas!

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

As Cinco Linguagens do Amor