As coisas do alto





O texto a seguir não é meu. Vale muito a pena ler e refletir a respeito. Mais um ano tá acabando e a esfera desse momento faz com que fiquemos reflexivos e acabamos invadidos por emoções, sensações e lembranças...
Que Deus abençoe o ano de 2010 dos meus queridos leitores que durante esse ano me suportaram por aqui!
Antes de saborear a leitura abaixo, segue um pensamento de um mestre da literatura (universal, na minha opinião):


Vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. (João Guimarães Rosa)



As Coisas do Alto

" Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;" (Cl 3: 1 e 2)

Não, eu não sou a única pessoa que passou por esse blog e que pelo menos uma dúzia de vezes na vida achou bem complicado conciliar as coisas superiores com as coisas terrenas. Quando eu falo coisas superiores, eu falo desse lance de você pensar um pouco mais em Deus, tentar ficar mais “zen”, se importar com coisas mais nobres, entender que nem tudo precisa ser uma sangria desatada. É realmente difícil você viver num mundo onde o seu próximo não se alegra com as suas vitórias, e ainda assim, levar uma vida ligada “nas coisas do alto”. Aliás, o fato de Deus estar no céu muitas vezes faz com que a gente sinta ele distante. É ou não é? Eu tenho certeza que eu não sou a única pessoa que sente isso.
Ok, Deus está dentro de nós, ele se move através de nós e coisas boas acontecem, mudanças, milagres, transformações mesmo. Mas eu confesso pra você que as vezes é bem complicado pensar em Deus e em sua infinita luz, quando o perrengue tá comendo solto aqui embaixo, na rotina cansada de nós, meros mortais.
Ainda assim, não me parece uma sacanagem a recomendação de colossensses que diz “pense nas coisas do alto”.
Eu fico pensando nisso, e não há como não ser paradoxal. É quase aflitivo lidar com situações humanas como dores, faltas, invejas, necessidades, vinganças e medos, e ainda ter o dever de pensar nas coisas do alto. As vezes dá vontade de falar para Deus “pô, não vê que eu já me ocupo demais pensando e tentando resolver a minha vida e os meus problemas enquanto você me pede pra pensar em coisas do alto que mais parecem uma espaço virtual de emoções do que um mundo espiritual?”

Por que será que a gente coloca tanta palavra e opinião nas coisas que não precisam disso?

Quando você lê “pense nas coisas do alto” a mensagem não é de maneira alguma uma recomendação para que você se torne um alienado com torcicolo, de tanto olhar para cima.

O que a bíblia quer dizer afinal?

Quer dizer que pensar nas coisas do alto te ajuda a resolver as coisas de baixo.
Quer dizer que pensar nas coisas do alto é útil para que você não gaste todos os seus sentimentos com coisas baixas, prováveis, iguais, terrenas.

Mas o melhor de tudo, é que essas tais coisas “do alto” não são um passatempo criado por Deus para que você consiga pelo menos uma vez por semana esvaziar a sua mente. Não! Pensar nas coisas do alto é só pra quem sabe que no alto acontecem coisas que aqui embaixo não acontecem.

Quem pensa no alto tem sempre pra onde ir, porque do alto é que vêm os caminhos que Deus cria. Pensar nas coisas do alto é ter afinidade com Deus. Uma afinidade tão grande, que você pode até continuar andando por aqui, com os pés no chão.

Ele desceu para aqueles que têm medo de altura. E subiu para aqueles que querem saber como caminhar aqui embaixo.

Luciana Elaiuy

Comentários

Unknown disse…
Mais vale sentir com o coração que se apegar às palavras que podem ter diferentes interpretações. Creio que, para Deus, não há coisas do alto nem coisas daqui, de baixo, terrenas ou do céu.
Tudo está em nós e neste Universo maravilhoso em que vivemos e viveremos sempre!

Feliz 2010, Debby!
Junia disse…
Debba, que tal postar mais textos seus aqui? Quero ler produções próprias, menina!

beijos
Nathi disse…
Lindo, posso mandar pros meus amigos?
Li pra minha tia que é professora de escola dominical e ela gostou e já pediu pra mandar pra ela.

Amei mesmo!

Obrigada por mais uma linda mensagem!

Beijo

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

As Cinco Linguagens do Amor